terça-feira, janeiro 20

Gelatina, a vilã?



Eu amo gelatina. 
Estava eu no google pesquisando em quais alimentos contem a tartrazina (que descobri há pouco que tenho alergia) e tive uma surpresa com a gelatina.

Em 2009 a Pro Teste (associação em defesa do consumidor) realizou um estudo com 11 marcas de gelatina de caixinha.
Todas foram reprovadas!!! Corantes demais, açúcar demais e duas marcas além do açúcar, tinha adoçante - que não estava descrito na embalagem.
Em relação aos corantes, alguns que estavam presentes nas gelatinas testadas podem ser cancerígenos ou podem provocar hiperatividade nas crianças, caso dos corantes amarelo crepúsculo, ou reação alérgica, caso da tartrazina, que é o meu lindo caso.

E eu que comia tanta gelatina, por conta do  colágeno, tive uma surpresa. ...  De acordo com  a Pro Teste, ele seria em quantidade muito pequena. Ou seja, não valeria a pena o consumo da gelatina por causa do colágeno.

Encontrei essa reportagem no Uol também e  vários outros sites. 

Buscando alternativas do que fazer, encontrei a opção de fazer gelatina de ágar- ágar... Vou colar aqui um texto que achei na net:
"Substância retirada de algas marinhas, o ágar-ágar é composto de fibras solúveis que promovem sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino. “A gelatina preparada com a substância absorve as gorduras e as elimina nas fezes e na urina junto com o excesso de líquidos do corpo, limpando o organismo”, explica a especialista. Como promove a eliminação de gorduras e toxinas do organismo, a gelatina de ágar-ágar torna-se grande aliada no processo de emagrecimento.
Ainda de acordo com Silvia, a gelatina possui minerais, como o zinco, o magnésio e o selênio, e as vitaminas E, K e do complexo B. “Além de ajudar a emagrecer, a gelatina proporciona saúde e beleza à pele, unhas e cabelo”, completa.

Receita de gelatina detox de ágar-ágar

A nutricionista ensina como preparar a poderosa sobremesa:
Prepare 1 xícara (chá) de suco de fruta natural, ou seja, sem açúcar. Se preferir você pode acrescentar algumas gotinhas de adoçante. Coloque o suco em uma panela e misture com 1 colher (chá) do pó de ágar-ágar e leve ao fogo, mexendo sempre, até levantar fervura. Coloque em uma taça e espere esfriar. Não é necessário levar à geladeira.
Dica: dê preferência às frutas que possuem alta concentração de água, como melão e melancia, assim sua eliminação de líquidos será maior.

Como consumir

Segundo a especialista, não há contraindicação para a ingestão da gelatina detox. Contudo, ela alerta que o ideal é consumir no máximo duas taças por dia. “A dica é ingerir nos lanches intermediários da manhã e tarde, ou um pouco antes das principais refeições porque ela promove sensação de saciedade”, diz Silvia"

Retirado daqui. 


Infelizmente aboli a gelatina da minha vida. Não tem nada de bom, apenas corantes.  Fui numa loja Mundo Verde (estou apaixonada por essa cara loja) e comprei o ágar-ágar. 
Cheguei em casa, fiz e comi na hora. Ficou boa. Porém no dia seguinte, senti que ela estava dura demais. Ainda é uma gelatina, mas fica em flocos. Me deu nojinho.  Fiz novamente pra deixar em casa, mas não estou  com vontade de comer doces, então me forço na fruta e acabei deixando a gelatina de lado. Mas achei uma ótima dica.

3 comentários:

Pamela Sensato disse...

Todas reprovadas????
Mas gente que loucura. Bom eu nunca curti muita gelatina, tanto que até hoje eu não como não....acho muito superficial rsrsrsrsrs.....agora para quem gosta irá se interessar muito no seu post!
rs

Beijos;)
* Blog da Pâm

Luális Rosa disse...

Ah, eu já tinha lido sobre a quantidade de colágeno ser quase insignificante... É complicado porque tu faz as escolhas pensando que tá fazendo o melhor e daí a gente descobre uma coisa dessas. É foda, mas enfim! Ainda bem que hoje conseguimos descobrir as coisas mais rápidas e podemos corrigir o curso! beijão!

Queen B disse...

Gelatina é basicamente pó com cor que tem gosto.
Beijos, Queen.