quinta-feira, julho 23

o imediatismo, os extremos e meu desabafo




Chamada nas páginas da internet: Mulher morre após se submeter a dieta e perder 45kg em 6 meses.
Aí, vc abre a página para ver qual foi essa dieta "milagrosa" que a fez perder todo esse peso nesse curto período.
- Prazer, Luciana.

Primeiro fiquei inconformada por alguém se sujeitar a consumir APENAS 400 CALORIAS por dia. Percebe-se que estava com problemas muito além do peso. E não tinha nenhum parente para parar com esse absurdo??? Não  tinha uma amiga para falar : VAI DAR MERDA. ????
Reportagem aqui.

Só para comentar: eu já fiz uma dieta de um nutricionista super famoso de uma cidade vizinha. Carérrimo!!!   Os três primeiros dias eram apenas líquidos.  Os dois seguintes, em duas refeições principais tinha uma sopa que até hoje me dá arrepio de pensar nela. Era uma dieta de 400 calorias por dia.  Nessa uma semana, eu perdi 5kg.  Parei pq estava morrendo de fome e era época de copa (bebi até a alma). Mas engordei o dobro disso em um mês. OU seja, foi absurdo e desnecessário.




Chamada nas páginas da internet: Fisioculturista morre de câncer no fígado após ingerir 10k calorias por dia  para permanecer bombado.
 Especulações foram feitas e depois surgiu que o Fisioculturista fez uso de anabolizantes para ficar bombado como "dita" a moda.
Link aqui.


Estou aqui, escrevendo e apagando.. Pensando em como organizar meus pensamentos sobre isso...
Eu  tenho uma pessoa que sempre comenta no blog, e eu gosto dela. Gosto de como ela me escreve. Sinto uma ligação pq acho ela meiga...  esses dias eu fui lá, conversar com ela sobre ser saudável. Sobre os riscos de ficar vomitando e mais algumas outras coisas que ela faz para emagrecer. Que ela não ia chegar a lugar algum. 
Eu tenho acessos de blogs que falam sobre anorexia e bulimia, mas nunca  tive vontade de ir para pessoa e falar:  PARE QUE VAI DAR MERDA....
Domingo passado eu sentei e fiz um texto tentando botar uma luz naquela cabeça que  é dona de um corpo de apenas 65kg!!!!
Ela me retornou super educada, agradecendo mas dizendo que esta ciente do que faz e o que  isso tem surtido resultado. 
Fico com o coração na mão. Olhe os casos acima. Os dois mortos não pareciam saber o que estavam fazendo??
....

Todos temos nosso mundo de julgamento nos quais vivemos. Eu tenho duas irmãs magras, se somar o peso das duas não daria o meu peso que estava em janeiro.
Sempre fui julgada, não por elas mas sabe quantas reuniões de família/amigos alguém comentava dessa proporção??? As vezes fingia não ouvir, mas sempre me magoei. 
Existe toda a genética, mas é muito simples ficar cheia de mimimi pq uma irmã pesa 50kg e tem dois filhos e eu peso o dobro e tou aqui comendo doce de leite.

Você pode se justificar falando que não é o momento ideal porque: tem trabalhado muito, seu chefe é um porre, esta desempregado e não encontra emprego, está com familiar doente, esta se sentindo sozinho, esta com problemas no relacionamento. E sabe o que? A vida nunca é perfeita. Nunca terá um dia que vc pensará: hoje está tudo certo, o céu está azul, os pássaros estão cantando, familia tá boa e a conta ta recheada de dinheiro.
 Todos temos problemas.  A desculpa da ansiedade é toda sua.
Antes usava a "ansiedade" como desculpa pra tudo. Usava igual médico usa VIROSE no que ele não tem saco pra fazer diagnóstico.
Qual virose você usa de desculpa?

Aí que tou viciada no instagram. Quase excluindo o facebook,  sigo 50mil blogueiras, instrutores, moda plus size, as kardashians  amoo mais coisas voltadas para o emagrecimento.
E vejo, um mooonte de publicidade. Produtos sendo dados como DICA quando na realidade elas nem devem ter usado e tão recebendo pra colocar foto lá.
Bom senso: eu vejo algo que me atrai e vou pesquisar,  conversar com algum profissional pra ver se faz sentido, se é real, se ajuda.

E as dicas que o povo faz pq os famosos fazem????

Como disse, amo as kardashians. Minha favorita era gordinha , as  irmãs magrelas. Me identificava total. (claro que o gordinha dela já seria ótimo pra mim). Mas aí ela emagreceu. Publica foto de madrugada na academia, em seu  programa mostra que ela cortou carboidrato, queijos e carne não sei o que sobrou. Esses dias deu dica no instagram  falando que bebe até 5 litros de água com limão.
Aí aparece nas redes sociais: KHLOE KARDASHIAN EMAGRECE 30 KG TOMANDO 5 LITROS DE ÁGUA POR DIA.
sem água

Só com água?????




Agosto tá aí e fará 8 meses que mudei de vida. Me converti nessa religião de tentar ser saudável. 
Mas, queria só comentar que apesar de falar que tenho me segurado, eu como de FDS  com amigos ou com família. Ultimo feriado eu engordei 1,5kg.  Chorei Quase chorei  quando subi na balança no pós feriado. 

Você pode comer de maneira saudável, ter uma vida social e ainda conseguir emagrecer. Se tivesse cortado tudo teria emagrecido mais? Com certeza.
Será que ainda estaria nessa dieta? Acho que não...

Cuidado com o imediatismo. Com querer ser magra agora. Ou para o mês que vem.
Cuidado com o extremo. Cuidado com seu corpo. Você não tem opção de troca. Reparo de peças é caro e desgastante....rs..
E desculpa o desabafo imenso. Emagreci 18kg e tenho um longo caminho pela frente, não sou dona da verdade e não quero dar lições,
mas de vez em quando temos que abrir os olhos para todas essas informações que nos rodeiam. Precisamos filtrar o que nos ajuda ou não.
O que nos faz bem e descartar tudo que nos faz mal.

;)
ps. enquanto escrevia, realmente estava comendo doce de leite. Estou ansiosa...

5 comentários:

Nossa medida Certa disse...

Oi amiga, já fui tão imediatista... Já fiz dieta da lua, dos pontos, dieta do tipo sanguíneo, dieta da proteína, dieta Dukan... emagrecia e depois engordava o dobro. A última dieta me deu uma crise fdp de rins... Depois vi algumas reportagens que algumas pessoas estavam morrendo fazendo essa dieta. E eu pensando e esse cara publica livros, tem linha de produtos que levam o nome dele, como ainda a vigilância sanitária, o ministério da saúde ainda permite isso? O melhor mesmo é tentarmos o modo tradicional e bem demorado. RA e AF. Beijos.

Oliveira,C. disse...

As pessoas as vezes fazem loucura para se encaixar nos padrões...eu, uma reles mortal sofro...pq passo fome as vezes (e isso sem fazer dietas malucas), emagreço um pouco e 1 dia que me perco já engordo o triplo.
Já pensei em fazer coisas malucas pra ver se o processo andava mais rápido, mas Graças a Deus, eu nunca consigo.
Tudo isso pra que? Pra tentar ser aceita no padrão que a sociedade nos impõe... não é fácil!!!

Fulana disse...

eita que vi a segunda reportagem e o que mais me chocou foi a manchete, era algo assim: "frango com batata doce: fulano morre por causa de dieta", e aí achei aquilo tão irresponsável!

porque frango e batata doce não são vilões, ao mesmo tempo que também não são os heróis, mas viraram meio que o símbolo do mundinho fit que quer definir a qualquer custo, e estão sempre por ali sendo ora endeusados, ora demonizados.

tem aquela frase da clarice que é algo como 'não sei qual dos tijolos sustenta o edifício inteiro', e penso que em emagrecimento, isso vale demais. porque raramente a mudança é uma só, para a gente poder isolar e dizer que foi aquilo mesmo (água com limão?) que nos levou onde chegamos!

Bruxa do 203 disse...

A sociedade é cruel, a cobrança e o preconceito são enormes. Se essa moça de mais de 30 anos passou por isso, imagina quem, por exemplo, está na escola. Dietas malucas estão muito longe do conceito de vida saudável.

Marcela disse...

HAHAHA Adorei o doce de leite!!!
Bom vou falar minha opinião sobre isso.
P mim o perigo é o extremo, eu tomava 5 laxantes por dia, se comia me sentia super mal, até que procurei ajuda psicológica e no começo engordei 15 kilos no primeiro estalo, chorei, quase morri ,mas aprendi a respirar,primeiro me aceitei gorda, depois vim lutando p emagrecer e por fim agora mãe e parar de sofrer com a comida.
E um porre vc ter q ficar sofrendo ou tentando emagrecer, sinceramente eu estava com medo de voltar a me controlar e ficar a louca, então estou indo devagar e de forma q não me afete tanto.
Equilíbrio mental espiritual e muito importante, pq se a gente não tá bem só faz merda!
E esse negócio de querer agradar os outros ou seguir padrões, to velha demais p isso!não tenho mais a necessidade de agradar ninguém, só a mim mesma e conscientemente, já sei que não vou ser nenhuma Gisele na vida!!!
beijocas gostei do post!